Educação Infantil - Proposta Pedagógica

Conheça a proposta para a Educação Infantil

A Escola BEM-ME-QUER realiza seu mister baseando-se na filosofia e pedagogia montessoriana, adotando um currículo diferenciado.

O método Montessori baseia-se na observação de que a criança aprende melhor pela experiência direta de procura e descoberta, partindo do concreto ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora Maria Montessori desenvolveu materiais didáticos pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado. São objetos simples, atraentes que provocam o raciocínio. Os conteúdos programáticos são trabalhados de forma dinâmica, dentro de um ambiente cientificamente preparado e precisam estar contextualizados historicamente, impregnados do seu significado mais amplo, levando o aluno a se sentir parte integrante de um meio físico e social, cuja evolução e preservação necessitam co-participação.

Seus componentes curriculares são organizados em torno de um eixo comum, a Educação Cósmica, sendo eles: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Psicomotricidade, Sensorial e Vida Prática.

Há uma atenção constante ao desenvolvimento cognitivo e emocional de cada aluno, visto na sua individualidade e respeitado nas suas peculiaridades. As salas são formadas com diferentes níveis de desenvolvimento e faixa etária favorecendo aos alunos uma maior estimulação nos aspectos sociais e cognitivos.

A avaliação na sala de aula montessoriana é contínua, analisando e atualizando o progresso do aluno trimestralmente, através de relatórios.



Regimento Interno 2019

Lista de Materiais