Método Montessori

Princípios Montessorianos

- Ambiente: Cuidadosamente preparado com mobiliário adequado e material pedagógico Montessoriano.

- Ordem: Ambiente organizado de forma a estabelecer os lugares específicos do material.

- Respeito: A criança, desde cedo, compreende que para ser respeitada deve ter uma atitude de aceitação e compromisso com o EU, com as pessoas e com o ambiente.

- Materias Pedagógicos: Facilitam a oportunidade da criança entrar em contato direto com o real para depois abstrair os conceitos.

- Rotina de classe: A criança é livre, mas com responsabilidade para optar pela execução de suas atividades dentro do seu ritmo.

- Espaço: A criança escolhe onde (tapete, mesa), com quais materiais e através de quais atividades, realizará o seu trabalho.

- Tempo: Cada pessoa tem seu ritmo, consequência de sua estruturação orgânica e psíquica, que deve ser respeitado.

- Liberdade: Proporciona a cada um o máximo de oportunidades para realizar-se através de suas potencialidades e fazer escolhas conscientes.

- Orientador de classe: O papel do professor, sempre preocupado com a integração do educando na escola, com atitudes firmes e ordenadas, é interceder quando o mesmo ultrapassar os princípios da filosofia montessoriana.

A sala de aula montessoriana possui características diferenciadas

- Ambiente cientificamente preparado com materiais facilitadores da aprendizagem.
- Trabalho centrado no aluno para que ele seja atendido em sua individualidade.
- Trabalho para o desenvolvimento das relações sociais.
- Estimulação do potencial criativo, do senso crítico, da iniciativa, independência, responsabilidade, disciplina interna e confiança em si mesmo.

Regimento Interno 2019

Lista de Materiais